29/11/2009

Exercícios de Aquecimento Vocal


Sequência A.R.R.A.

A. - Alongamentos
- Com ombros relaxados, e braços soltos ao longo do corpo, deixar a cabeça pender para o lado direito (ouvido no ombro), por 20 segundos, para o lado direito por mais 20 segundos, para frente por 20 segundos e por último para trás (boca aberta e pensar em apontar o queixo para o alto, sem esmagar a nuca)

- Circular de ombros: com movimentos primeiro o direito cinco voltas para trás, e cinco volta para frente. Com o ombro esquerdo a mesma movimentação. Circular os ombros juntos para trás devagar, respirando três vezes e para frente três vezes.

- Espreguiçar com os pés bem firmes no chão, os braços empurrando o centro com as costas arqueadas e cabeça relaxada. Depois erguer os braços e espreguiçar respirando fundo e relaxar. (pode espreguiçar fazendo som)

- Caretas. (utilizar a língua também) 20 segundos

R. - Respiração
- Soltar o ar e inspirar tranquilamente 3x.

- Apnéia: Inspirar em 4 tempos, reter o ar em 4 tempos, soltar em 4 tempos e contar sem ar 4 tempo. Repetir a seqüência 5 vezes.

- Controle de saída de ar: Inspirar normal, uma vez só e sempre a mesma quantidade: e soltar em 3 x iguais, depois em 5x, 7x e 9x (o importante é inspirar sempre a mesma quantidade de ar independente de quantas vezes está dividida a expiração)

- Controle de entrada de ar: Inspirar dividindo a inspiração em 3 entradas diferentes. Soltar em s, x, f. A quantidade máxima de ar tem que ser a mesma do exercício anterior. (ficar atento para não deixar a respiração subir para o ombro)

R. - Reverberação
- Inspirar tranqüilo e soltar o ar em z, g, v.

- M boca fechada: movimentos de mastigação com a boca fechada e com o som de M. focar bem nos lábios (pode e deve coçar a boca)


- BR: movimento do lábios de BR sonoro. Oscilar 3x no tom grave, 3x no tom da fala, e 3x no agudo (o grave e o agudo devem ser os que se fala e não sons forçados)

- Ascendente: ainda em BR do grave para o agudo direto e em uma respiração.

- Descendente: ainda em BR do agudo para o grave

A. - Articulação

- Circular de língua: língua dentro da boca, lábios fechados, passar a língua da direita para a esquerda por dentro dos lábios à frente dos dentes. 5x para cada lado

- Bochechão: língua dentro da boca empurrar as bochechas tentando não mover o maxilar. 10x para cada lado

- TR: língua no céu da boca virar em tom de fala

- palavras: repetir rapidamente e bem articulado

TRaTLa TReTLe TRiTLi TRoTLo TRuTLU
A mesma variação de vogais (A, E, I, O, U) com as ordens:

BR- BL // PR-PL // DR- DL // VR-VL // ZR-ZL

- articuladamente conversar com as palavras:

PATAKA
BRADRAGRA
PLATLACA
MANANHA

- cada um escolhe uma palavra livre, ou que tenha dificuldade de pronunciar e todos juntos repetem essa mesma palavra 5x o mais rápido possível.


BOM TREINAMENTO
Camila Minhoto

16 comentários:

Marco disse...

Oi,é tudo que se deve aprender sobre tecnicas de vóz falada e cantada.
Foi com dificuldade que eu descobri as técnicas da vóz,apesar de eu conhecer Eutonia (equilibrio de tensões)o que me da um apoio muito importante no aspecto corporal do canto foi a técnica vocal que me despertou novamente para meu corpo e vice versa. Marco/King

Anônimo disse...

Muito bom. Exercio necessario para quem gosta de cantar..

Anônimo disse...

Gostei, me ajudou muito!

jose eudes eudes disse...

Nossa essa tecnica de exercicio era tudo.que euqueri.
Bjs e muito.obrigado.

jose eudes eudes disse...

Muito bom esses exercicios e tudo que eu queria.

Anônimo disse...

Amei os exercicios , muito obrigado :-)

apolinario jossias disse...

Optimos exercicios. Se for possivel gostaria que deixasse um Link de Solfejo no Piano.

apolinario jossias disse...

Optimos exercicios. Não sei se me podem ajudar, mas eu gostaria que deixassem um link onde eu possa baixar algo tipo "Dó à dó" no teclado, de modo a solfejar.

Isabelle Capetini disse...

Esses exercícios são otimos... me ajudam muito...

Anônimo disse...

Muito bom estes exercícios...

Anônimo disse...

Muito bom

Anônimo disse...

Muito bom! Adorei.

Anônimo disse...

Muito massa ;)

Anônimo disse...

meu sonho e ser cantora tomara que me ajuda muito...

Anônimo disse...

Ótimo exercicio, parabéns!

Guilherme Penna disse...

Bom dia Camila Minhoto,

No seu post teve alguns exercícios que nunca havia usado antes e são excelentes. Vi que são todos para aquecimento vocal, próprio para canto. Há mais de 7 anos comecei a ter problemas com a minha voz. Tenho que fazer força para falar e tenho a sensação de que ela fica presa na garganta. Gravando a minha voz e ouvindo ela é nítido que soa tensa quando converso com alguém. Já fiz o exame e nada consta, ou seja sem Nódulos e pólipos. Faço fono a mais de 16 meses, até troquei de fono nesse meio tempo, mas nada adiantou. Nem uma conseguiu acertar meu treino se pode se dizer desta forma. Um exercício que eu senti muito, e minha voz voltou ao normal por um período de 7 dias foi o U tampando a boca, depois voltou novamente. Junto a esse do U tenho alguns outros que faço 2x ao dia. Brrr, Trrr com Vogal, Fala mastigando, e leitura de vogal. Esse foi meu último treino atualmente. Enfim gostaria de saber se você tens alguma dica ou já ouvi algum caso parecido ao meu, se tiver exercícios que possa me ajudar ficarei muito grato também. OBS... Não tenho nenhum tipo de alergia, não tenho refluxo, fiz o teste para ver se é o ar condicionado também não. Vou ficar muito agradecido se responder via email.
Att Guilherme Penna ( gui.penna@hotmail.com - 54 9177-9557 )